quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Foto histórica

Sabes que monumento é este? E por quem e quando foi construído? 
  
 
E um pequeno pormenor para ajudar...   ;-)

 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sabias que…

quando os Árabes conquistaram a Península Ibérica, plantaram milhares de laranjeiras, limoeiros e amendoeiras? Também tentaram introduzir o algodoeiro e cana-de-açúcar, mas estas espécies vegetais não conseguiram implantar-se devido às temperaturas mais baixas.

Limoeiro e amendoeira
Engenhos e construções ligados à água:

Exemplos da herança muçulmana

Os azulejos e os tapetes tinham motivos geométricos e não podiam representar figuras humanas pois isso ia contra a religião muçulmana.


Casas com açoteias (terraços no cimo das casas) em Olhão, no Algarve:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Herança Muçulmana

Os Muçulmanos permaneceram na Península Ibérica cerca de oito séculos,  tendo influenciado os povos peninsulares:

·        Muitos peninsulares converteram-se ao Islamismo, passaram a falar a sua língua e aceitaram os seus costumes;
·        Construíram mesquitas e palácios decorados com azulejos;
·        As casas tinham açoteias (terraços no cimo das casas), pátios interiores, chaminés rendilhadas e eram caiadas de branco (para refletirem o sol, tornando as casas mais frescas);
·        Desenvolveram indústrias artesanais (tapetes, pólvora, cerâmica, etc.) e a agricultura (trouxeram processos de rega, como a nora, a picota, a azenha e o açude e introduziram novas plantas: a laranjeira, o limoeiro, a amendoeira, a figueira, etc.)
·        Trouxeram novos conhecimentos científicos na astronomia (o astrolábio árabe), na matemática (os algarismos), na medicina, na geografia, etc.
·        A língua portuguesa foi enriquecida com várias centenas de palavras de origem árabe. Muitas são fáceis de identificar porque começam por – al (Algarve, algarismo, alface…).


domingo, 19 de janeiro de 2014

Reconquista Cristã

Um grupo de cristãos refugiou-se nas regiões montanhosas do norte da Península Ibérica – as Astúrias e a partir daí iniciou a Reconquista Cristã. A este movimento militar cristão que parte das Astúrias contra os muçulmanos para tentar recuperar as terras perdidas dá-se então o nome de Reconquista Cristã.
Os Cristãos chefiados por Pelágio alcançaram a primeira grande vitória na batalha de Covadonga, em 722.
Lentamente, os Cristãos voltaram a alargar as suas terras para sul e vão-se formando reinos cristãos: Leão, Castela, Navarra, Aragão...
A Reconquista foi lenta, feita de avanços e recuos e durou cerca de oito séculos...
Mas nem sempre Cristãos e Muçulmanos estavam em guerra. Houve períodos de paz onde a convivência entre os dois povos era maior, permitindo a tolerância e o respeito pelos costumes e pela religião de cada um.
 
Mapa da Península Ibérica no Séc. XI:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sabias que…

muitas palavras portuguesas são de raiz árabe? Exemplos: azeite, azeitona, açorda, açúcar, alcachofra, alecrim, beringela, cenoura, laranja, espinafre, almoço, álcool, tremoço, almofada, alguidar, garrafa, alcatifa, alicate, algodão, camisa, tapete, chafariz, aldeia, Alverca, Alfama, Almada, Alcântara, Alvalade, armazém, alfaiate, tarifa, zero, xarope, xadrez, oxalá...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Razões que levaram os Muçulmanos à conquista de outros territórios

         - Expandir (divulgar) o Islamismo;
        - Obter terras férteis e riquezas minerais.

Na sua conquista, os Muçulmanos começaram por dominar todos os territórios perto da Arábia, depois grandes áreas da Ásia  e norte de África e no ano 711 atravessaram o Estreito de Gibraltar e iniciaram a conquista da Península Ibérica.
O território muçulmano na Península Ibérica ficou conhecido por Al-Andaluz.

A ocupação muçulmana da Península Ibérica

Em 711, a Península Ibérica foi de novo invadida, desta vez pelos Muçulmanos, que derrotaram os Visigodos na batalha de Guadalete e em poucos anos ocuparam todo o território, à exceção de uma zona a Norte, as Astúrias.

 Este povo vinha da Península da Arábia e seguiam uma nova religião: o Islamismo. Esta religião fundada pelo profeta Maomé defendia a existência de um só Deus – Alá. O livro sagrado dos Muçulmanos é o Corão.  

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sabias que…

os Vândalos (povo bárbaro que passou pela Península Ibérica) destruíam tudo o que encontravam e que por isso o nome do povo ficou associado, no vocabulário português, ao ato gratuito de destruir – vandalismo.
 
 
O Fim do Império Romano

 
No século V as fronteiras do Império Romano foram invadidas pelos povos Bárbaros que desejavam possuir as riquezas do Império.  
Os Romanos chamavam «bárbaros» a estes povos porque viviam fora do Império Romano, não falavam Latim nem tinham os mesmos costumes e cultura.
A Península Ibérica foi invadida pelos Suevos e Visigodos, povos que vinham do centro da Europa. Fundaram dois reinos, mas os Visigodos acabaram por dominar os Suevos no séc. VI e passaram a controlar toda a Península Ibérica.
 
 
Os Visigodos acabaram por aceitar a cultura peninsular (a língua- Latim, e as leis- o direito romano) e converteram-se ao Cristianismo.
 


domingo, 12 de janeiro de 2014

Desafio!

Converte as seguintes datas em séculos:
a) 1142
b) 1500
c) 740 a.C.
d) 920
e) 1200
f) 224 a.C.
 

 
A Era Cristã

Todas as pessoas precisam de datar as suas ações. As primeiras comunidades também tinham um calendário, guiavam-se pelo Sol, as fases da Lua… Para os cristãos o acontecimento mais importante foi o nascimento de Jesus Cristo e, por isso, tornou-se o ponto a partir do qual se faz a contagem do tempo (a “era cristã”). Todos os acontecimentos passaram a ser situados antes ou depois do nascimento de Cristo.

Conversão de um determinado ano em século

Regras:

  • só os anos antes de Cristo precisam de ser assinalados com a abreviatura a.C.(o mesmo se faz com os séculos)
  • os séculos escrevem-se com números romanos (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII …)
  • “soma-se 1” – para sabermos a que século pertence um determinado ano temos de reparar no algarismo das centenas.
         Exemplo: ano 878                 Século IX
                                      soma-se 1    

                             8+1           Fica: 9

 
Olhamos para o algarismo das centenas que é o 8 e somamos mais 1. Este ano (878) pertence portanto ao Século IX.

  • os anos terminados em 00 (dois zeros) não se aplica esta regra do “soma-se 1”. Assim, no ano 500, o número das centenas (neste caso o 5) indica o século: Séc. V.
Foto histórica

Que monumento é este? Onde fica situado e qual a razão da sua existência?

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Cristianismo

 Pouco tempo depois da conquista da Península Ibérica pelos romanos, nasceu em Belém, na Judeia (território que fazia parte do Império Romano) Jesus Cristo.

Com ele nasceu também uma nova religião – o Cristianismo.
Esta religião defendia a existência de um só Deus e assentava em princípios como:
  • igualdade entre todos os homens;
  • bondade;
  • humildade;
  • fraternidade;
  • paz.
Na sociedade romana existiam profundas diferenças sociais entre homens livres e escravos que não tinham quaisquer direitos. Jesus Cristo considerava que todos os seres humanos eram iguais e filhos de Deus. A sua mensagem (e a do Cristianismo) era de amor, bondade e igualdade entre todos os homens.
Como os cristãos recusavam-se a adorar o imperador e outros deuses romanos e não aceitavam a escravatura acabaram por ser perseguidos.
Só em 313, o imperador Constantino dá a “liberdade de culto” e começam a construir-se as primeiras igrejas cristãs.
 
Sabias que…

Júlio César ficou conhecido na História como um dos maiores generais romanos? É célebre a sua frase: “Veni, vidi, vici!” (“Vim, vi e venci!”) ao referir-se a uma das muitas vitórias militares.

 
 
Desafio!

Observa com atenção as seguintes vinhetas de banda desenhada do "Astérix e Obélix".
Quais são as construções romanas que aparecem nestas vinhetas?

 
 
Sabias que…

os romanos gostavam muito de um molho – o garum – que era um preparado com base nas vísceras, ovas e sangue dos peixes misturados com ervas aromáticas e sal?
Antiga fábrica de salga de peixe em Tróia (Setúbal). Nestes tanques (as cetárias) produzia-se o garum.

 
 
A Romanização da Península Ibérica

Os Romanos permaneceram na Península Ibérica cerca de 700 anos e influenciaram bastante o modo de viver dos seus habitantes. Dá-se o nome de romanização ao conjunto de transformações que a Península sofreu durante a época romana.

Assim, os Romanos influenciaram os habitantes da Península Ibérica:

  • na língua (o Latim);
  • na religião (o Cristianismo);
  • nas leis (o Direito romano);
  • e no sistema de numeração (a numeração romana).
Desenvolveram culturas como a vinha, o trigo e a oliveira, trouxeram novos materiais tais como: mosaicos, tijolos, telhas, canalizações. As cidades passaram a ter novas construções: templos, anfiteatros, coliseus, aquedutos, pontes, estradas, termas…

Exemplo de um pavimento revestido a mosaico em Conímbriga:
 
 
A seguinte figura representa como seria um teatro romano:
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Sabias que…

alguns imperadores romanos nasceram na Península Ibérica? Trajano e Adriano são os mais célebres.
O imperador Trajano:

 
Desafio!

Os Romanos construíram cidades semelhantes à sua cidade de origem - Roma. Descobre a que cidades atuais portuguesas correspondem as seguintes cidades no tempo dos Romanos.
1. Bracara Augusta
2. Aquae Flaviae

3. Ossonoba
4. Olisipo Felicitas Julia
5. Scallabis
6. Pax Julia
7. Ebora Liberalitas Julia
8. Portucale
Sabias que…


os Lusitanos não conheciam o trigo? Comiam uma espécie de pão feito à base de bolotas moídas.
Os Lusitanos

Os Romanos encontraram no centro e norte da Península Ibérica uma forte resistência ao seu domínio. Os Lusitanos travaram uma longa e dura batalha contra os Romanos. Durou cerca de dois séculos.
Os Lusitanos souberam muito bem aproveitar as montanhas e desfiladeiros para montar armadilhas e emboscadas. O chefe mais conhecido dos Lusitanos foi Viriato, que acabou por ser mandado assassinar pelos Romanos.

 
 

Sabias que…
os Romanos chamavam à Península Ibérica de “Hispânia”?
 
 

Os Romanos na Península Ibérica

Os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a.C. por três motivos:

  • atraídos pelas riquezas;
  • pretendiam aumentar os seus territórios;
  • pretendiam o domínio do comércio do mar Mediterrâneo.
Os Romanos conquistaram todos os territórios à volta do mar Mediterrâneo, tendo o seu vasto império territórios nos 3 continentes: Europa, Ásia e África. 

 


sábado, 4 de janeiro de 2014

Sabias que…

os legionários romanos só tomavam uma refeição por dia? Era composta de uma sopa que, entre outros ingredientes tinha trigo, queijo, toucinho e muito sal.
 

Os Romanos
Os Romanos eram originários de Roma, cidade situada na Península Itálica e no centro do mar Mediterrâneo. Possuíam uma forte organização militar, com poderosos exércitos (as legiões romanas) compostos por numerosos soldados (os legionários) muito bem armados, organizados e disciplinados.

O exército

 
O legionário
 
 
Uma das tácticas utilizadas pelos Romanos – a “tartaruga” (defendiam-se deste modo das setas inimigas):